Editorial casamento boho chic folk
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Editorial de noivas: O que é, como produzir e dicas.
Vamos partir do princípio rs, o editorial de moda é um ensaio fotográfico que visa divulgar uma coleção. O start é dado pelo estilista/marca que apresenta o conceito através do moodboard. Após alguns brainstormings ( ou muitos) é definido o tema, nesse caso foi definido um ensaio para noivas Boho Chic.
Os editoriais da Vogue sempre foram o sonho de consumo das marcas e fotógrafos, pra mim, fazer a capa da Vogue é tipo ganhar a Copa do Mundo.
Equipe
Cara, você vai precisar de uma equipe boa, geralmente a marca escolhe todo o staff, mas é sempre bom você ter a sua Crew de confiança, seja em um editorial, pré wedding, ensaio gestante, você precisa ser o Nick Fury e ter os seus Vingadores, e por que não transformar um ensaio pré wedding em um editorial!? pensa nisso ;)
Dica de fotógrafo para fotógrafo: Vista roupas confortaveis, o ensaio cansa, é o dia todo em baixo do sol. - Ah mas e as fotos, stories e os bastidores vou ficar parecendo um Boia fria igual você? Ai é uma escolha sua, você prefere que sua imagem te venda ou suas fotos? eu prefiro as fotos, por isso vou sempre o mais confortável possível. A performance tem que ser a mesma do começo ao fim
Os profissionais envolvidos em um editorial fotográfico são: modelos, produtor de moda, styling, cabeleireiro, maquiador, fotógrafo ou equipe de fotografia. Nesse editorial de noivas a Fabiana Neubern dona da Bárbara Boutique de Bauru já veio com o time completo.
Dica 1: Um por todos e todos por um
Tenha bom relacionamento com os amiguinhos, não esqueça, o editorial é para mostrar o trabalho de todos, não adianta ter uma modelo linda em um vestido todo torto ou com a make derretida, ninguém vai comprar essa ideia. Para evitar tretas, façam um cronograma com horários, se todos conseguirem entregar sua etapa dentro do previsto não haverá corre corre, principalmente se as fotos forem com luz natural.
Dica 2: A braçadeira de capitão deve ser respeitada
A hierarquia deve ser respeitada em cada fase do processo, usando o futebol como analogia, A responsável pela marca é o Gerente de futebol, o fotógrafo o técnico, o responsável pela etapa do processo o capitão do time. Se isso for claro para todos será economizado bastante tempo que seria gasto com discussões.
Locação
Como todos os elementos de um ensaio editorial fotográfico, a locação deve seguir o conceito. Foi escolhido o Covadonga Casa de eventos, que além de ter uma baita estrutura, oferece inúmeras possibilidades fotográficas devido ao grande número de spots maravilhosos.
Use a locação como aliada, procure por lugares que tenham elementos e texturas que possam ser usadas nas fotos, parece meio óbvio isso, mas muitas vezes a responsável pela marca não se ligou nisso, o que vai te atrapalhar pra caramba na hora de fotografar.
Dica 3: Se você não é devoto de São Pedro, seja amigo do cara.
Foi definida a locação? A primeira coisa que você TEM que saber é: em qual horário o sol nasce e a Golden Hour.
Nem sempre (ou nunca) a data marcada para o ensaio acontecer é a época ideal, fique atento a previsão do tempo, tenha um plano B em mente.
Casting
Essa é uma etapa muito importante para o fotógrafo, se possível tente participar. O perfil deve estar dentro do conceito proposto, procure saber quais tipos de trabalho elas curtem fazer ( a sinergia começa aí). Grande parte do mercado fotográfico tratam as modelos muito mal, eu não gostaria de ser tratado desse jeito, então porque trataria?
Dica 4 (pra mim a mais importante): Respeito!
Minha mãe me criou com uma frase que eu levo pra vida: “ trate as mulheres como você quer que tratem sua irmã” 1986 Corbacho Ivonete rs
Ao chegar a locação converse sobre o conceito, atitude e como elas gostariam de serem fotografadas, chame-as pelo nome (não seja escroto em todos os sentidos), se estão sendo bem cuidadas pela produção, se estão comendo e se hidratando (de um toque pra maquiadora ficar esperta no batom). Ela se sentido segura a mágica acontece!
Essa expressão emocionada só irá acontecer se você conversar um pouco e entender um pouco mais sobre a modelo. A Isa está noiva, irá casar no final do ano, porque posar? e não deixar a coisa fluir naturalmente? Apertadores de botão simplesmente falariam faz isso faz aquilo, eu não quero ser um apertador de botão, você quer?
Fotografando
Lembre-se de vender (coloque a palavra vender no lugar de mostrar enquanto estiver fotografando, vai te ajudar) o trabalho de todos os envolvidos, neste caso, nosso público alvo são as noivas que consomem TUDO o que será fotografado, inclusive suas fotos ;)
Vou dar 3 exemplos de como o seu olhar e direção são totalmente responsavéis por vender o trabalho da equipe:
Reparem na cor dessa fotografia como ela é mais quente que a próxima, eu não estou interessado em vender o vestido, quero vender o espaço, olha essa luz entrando! qual noiva não vai querer casar em um lugar desse? Por isso peço para que a modelo aponte o olhar para fora, com isso, trago a atenção apenas para a arquitetura do lugar.
Agora eu quero vender o vestido, o vestido é de que cor sras e srs? BRANCO, então a temperatura da foto deve estar certa, pois é com essa foto que a noiva ficará apaixonada pelo vestido. A Isa é linda e isso pode roubar a atenção, o que eu faço? Novamente desvio o olhar dela para fora, encaixo o rosto nas sombras e com isso direciono o olhar para onde para a venda do vestido
E por fim um soco na cara de beleza,vendendo o trabalho das meninas da maquiagem e cabelo. Alinho o olhar bem na linha de intersecção dos vidros, você pode tentar fugir, mas seu olhar vai ficar fixo no olhar dela. Pronto make e cabelos vendidos rs
Vendeu todo mundo? agora é a sua vez
Ninguém que olhar as fotos vai falar: Nossa você viu o fotógrafo, ele pensou em tudo para vender a minha marca. Mas a noiva vai falar: Meu, eu vi umas fotos no editorial que eu quero no meu casamento. Ou a frase que mais gosto de ouvir: Suas fotos são diferentes! Cara, agora é a hora de você fazer as fotos que sempre quis e as assessoras não te dão tempo. Como diriam todos meus técnicos vai mano entra e resolve!
Parece complicado, mas com um briefing e time bom fica muito mais fácil. E foi essa galera que mandou muito bem nesse Editorial de casamentos Boho:
Vestidos: @barbaraboutiquebauru
Espaço: @covadongaeventos
Organização: @moseventos
Vídeo: @richardpierifilmes
Decoração: @azaleiaflores
Salão de Beleza: @espacobarbarabauru
Make: @jo__araujo
Cabelos: @ca_ramos
Social Media: @bdpro_
Modelo: @beatrizrsantiago
Modelo @manoelahaddad
Modelo: @isabellemds2